Apresentamos um resumo de vários trabalhos, pesquisas e publicações sobre o tema. Citamos os autores. Não temos o intuito de indicar, provar ou negar o que todos perguntam: Tiradentes era maçom? Mas sim contribuir para o nosso progresso cultural maçônico e humano.
De nossa parte, mantermo-nos sempre de bons costumes e livres pesquisadores da verdade, nos lapidando, seguramente nos fará progredir sem cessar.
Que o G\A\D\U\ a todos ilumine e guarde.
Murilo de Campos e Marcos Canto
MM\MM\
PRIMEIROS INDÍCIOS
No ano de 1787, cansado da vida militar, Tiradentes pediu licença no regimento, e foi para o Rio de Janeiro, onde apresentou ao vice-rei Dom Luiz de Vasconcelos alguns projetos de engenharia e hidráulica, para a canalização e captação dos rios Catete e Maracanã, para abastecimento da cidade e edificação de moinhos; e construção de armazéns para o gado a ser exportado. Seus projetos, porém ficaram aguardando a aprovação das autoridades de Portugal, e nunca foram executados. Enquanto permanecia no Rio de Janeiro, reuniu-se com o estudante José Álvares Maciel, que acabava de chegar da Inglaterra, com o Padre Rolim e com o Coronel Joaquim Silvério dos Reis, e juntos elaboraram os primeiros planos da revolta contra Portugal. Terminada sua licença Militar, Tiradentes, em Agosto de 1788, volta a Minas comandando a escolta da mulher do Visconde de Barbacena, novo Governador de Minas.