sexta-feira, março 30, 2012

Antiga Ordem dos Jardineiros Livres


Recentemente o Irmão Bob Cooper, curador do Museu e Biblioteca da Grande Loja da Escócia publicou um excelente livro sobre Antiga Ordem dos Jardineiros Livres.

Ele dá uma noção de uma Fraternidade cujos emblemas e diplomas são semelhantes à da Maçonaria, embora não tão antiga como nossa maçonaria já existia há trezentos anos antes de entrar em um declínio dramático no início do século XX.

As insígnias da Ordem, que são reproduzidas nesta página são muito semelhantes aos dos emblemas da nossa Ordem. Neste caso, o esquadro e compasso estão em forma regular, mas em vez da letra “G”, os emblemas dos Jardineiros têm uma faca de poda em aberto.

A Loja Maçônica de Aleijadinho


Com um pouco de imaginação e informação sobre a vida do Aleijadinho se pode construir boas e interessantes especulações. Aliás, isso é próprio da obra de todo grande artista. Haja vista as especulações sobre a obra de Leonardo da Vinci, Dante Alighieri, Shakespeare e outros. O nosso fantástico Antonio Francisco Lisboa, entretanto, para o maçom especulativo, desperta ainda mais interesse quando se buscam nele os sinais, senão de que ele tenha sido realmente um irmão regular, que tenha sido pelo menos um maçom operativo, ligado por teoria e prática, à cultura da maçonaria.


Nesse sentido, basta observar com atenção as suas obras para enxergar nelas os sinais da presença cultural da Arte Real. Nela encontraremos, por exemplo, a representação de abóbadas celestes num estilo bem maçônico, assim como colunas, romãs, garras, símbolos maçons como prumos, níveis, esquadros e outros artefatos presentes na iconografia maçônica. Isso mostra o quanto ele tinha conhecimento, senão da cultura simbólica da Arte Real, que pelo menos estava a par de segredos

segunda-feira, março 19, 2012

Dia Nacional do DeMolay – 18 de Março


Ordem patrocinada pela Maçonaria para jovens do sexo masculino, entre 12 e 21 anos. Não é uma religião, mas exige que se acredite em“Deus” e que cultive sete virtudesAmor filial, Reverência às coisas sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.
“Luta pela manutenção do sistema público de ensino e também pela construção de um novo país, com direitos iguais para todos”.
O Dia 19 de Janeiro de 2010 entrou para história da Ordem DeMolay Nacional.
Nesta data tão significante, o Presidente da República Federativa do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, através da Lei Federal Nº: 12.208, instituiu o dia 18 de março como o “Dia Nacional do DeMolay”, que escolheu esta data por marcar a data de falecimento de Jacques DeMolay, herói mártir e de fundação da Ordem.
Parabéns DeMolays brasileiros por esta conquista!