Ordem patrocinada pela Maçonaria para jovens do sexo masculino, entre 12 e 21 anos. Não é uma religião, mas exige que se acredite em“Deus” e que cultive sete virtudes: Amor filial, Reverência às coisas sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.
“Luta pela manutenção do sistema público de ensino e também pela construção de um novo país, com direitos iguais para todos”.
O Dia 19 de Janeiro de 2010 entrou para história da Ordem DeMolay Nacional.
Nesta data tão significante, o Presidente da República Federativa do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, através da Lei Federal Nº: 12.208, instituiu o dia 18 de março como o “Dia Nacional do DeMolay”, que escolheu esta data por marcar a data de falecimento de Jacques DeMolay, herói mártir e de fundação da Ordem.
Parabéns DeMolays brasileiros por esta conquista!
Projeto de Lei do Senado Nº: 245, De 2009
Lei Federal Nº: 12.208 de 19/01/2010 institui o Dia do DeMolay.
SENADO FEDERAL
PROJETO DE LEI DO SENADO
Nº 245, DE 2009
Institui o Dia Nacional do DeMolay
O CONGRESSO NACIONAL decreta:
Art. 1º É instituído o Dia Nacional do DeMolay, a ser comemorado, anualmente, no
dia 18 de março.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
JUSTIFICAÇÃO
Existem fatos que ficam gravados na memória pela força com que se evidenciam na própria história. Um desses fatos foram as Cruzadas, movimentos militares de caráter parcialmente cristão, que partiram da Europa Ocidental e cujo objetivo era colocar a Terra
Santa e a cidade de Jerusalém sob a soberania dos cristãos. Estes movimentos estenderam-se entre os séculos XI e XIII, época em que a Palestina estava sob controle dos turco-muçulmanos.
Ordem dos Templários foi uma das mais conhecidas Ordens que participaram das Cruzadas. A organização foi fundada no rescaldo da Primeira Cruzada de 1096 e existiu por cerca de dois séculos, na Idade Média. Era formada por homens com verdadeira integridade de caráter e de grande valentia, que faziam votos de pobreza.
Felipe IV, Rei da França, na Intenção de se apropriar dos bens da Ordem dos Templários, acusou seus membros de heresia. O último Grão-Mestre dos Templários, Jacques de Molay, foi condenado pela Inquisição e pelo Rei Felipe, o Belo, a morrer na fogueira por não revelar os nomes dos seus irmãos. Sua morte se deu no dia 18 de março de 1314.
Inspirada neste herói e mártir, a Ordem DeMolay foi fundada com o objetivo de lapidar o caráter do jovem para que, ao atingir a maioridade, possa contribuir com o desenvolvimento da comunidade onde esteja inserido. É um ambiente fraternal composto por jovens do sexo masculino, entre 12 e 20 anos, que desenvolve no jovem a capacidade de liderança, sendo de responsabilidade, respeito à hierarquia, criatividade, capacidade de tomada de decisão, sentimento fraternal, envolvimento social.
A Ordem DeMolay também apresenta dois aspectos fundamentais e de grande importância na sociedade contemporânea: a luta pela manutenção das escolas públicas, base essencial para qualquer desenvolvimento posterior, e a promessa da construção de um novo mundo com o melhor preparo de nossa juventude, que um dia assumirá o comando de todas as atividades.
Foi a primeira organização juvenil dedicada a ensinar o jovem a ser um bom cidadão. Criada pelo maçom Frank Shermam Land, na cidade americana de Kansas, em 1919, conseguiu sobreviver à Grande Depressão, à Segunda Guerra Mundial e ao sentimento antiinstitucional da década de 60, que prejudicou todas as organizações fraternais, sociais e cívicas. Hoje é a maior organização fraternal juvenil do mundo. Está presente em várias nações como Alemanha, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Itália, Japão, México, Países Baixos, Panamá, Paraguai, e Peru. Cerca de 4 milhões de jovens passaram pela Ordem DeMolay e hoje são médicos, juristas, engenheiros, jornalistas, aeronautas, enfim, profissionais bem sucedidos que dão sua parcela de contribuição à sociedade.
O primeiro capítulo da Ordem DeMolay no Brasil foi instalado na cidade do Rio de Janeiro, no dia 16 de agosto de 1980, tendo como patrocinador o Supremo Conselho do Grau 33º do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil. Com o patrocínio maçônico, a Ordem DeMolay vem conseguindo cumprir com seus objetivos ao longo dos seus 29 anos de existência no Brasil.
Pelo esforço e pela dedicação desses jovens da Ordem DeMolay em prol da sociedade brasileira e incentivo ao engajamento político e social da juventude, é salutar a homenagem feita através da comemoração ora proposta.
Cumpre ressaltar que foi decretado o dia do DeMolay pelas Assembléias Legislativas dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Acre, Distrito Federal, Santa Catarina, Maranhão, Mato Grosso, Goiás, e várias câmaras municipais do país.
Enfim, incentivar a formação de jovens líderes preocupados com o desenvolvimento de nosso país é função desta Casa, e esta proposição, embora de maneira singela, caminha ao encontro da valorização de medidas positivas a favor da juventude.
Sala das Sessões,
Senadora ROSALBA CIARLINI
(À Comissão de Educação, Cultura e Esporte, em decisão terminativa.)
Publicado no DSF, em 05/06/2009.
Secretaria Especial de Editoração e Publicações do Senado Federal – Brasília-DF
OS: 13408/2009
- – -
Publicada no diário oficial a Lei que institui o Dia do DeMolay!
Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos |
Institui o Dia do DeMolay.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o Fica instituído o Dia do DeMolay, a ser comemorado, anualmente, no dia 18 de março.
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 19 de janeiro de 2010; 189o da Independência e 122o da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Ranufo Alfredo Manevy de Pereira Mendes
Este texto não substitui o publicado no DOU de 20.1.2010
Ordem DeMolay
Brasão da Ordem DeMolay
Bandeira da Ordem DeMolay
A Ordem DeMolay é uma organização de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos patrocinados pela Maçonaria, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos. Fundada, nos Estados Unidos dia 18 de Março de 1919 em Kansas City, Missouri, pelo Maçom Frank Sherman Land, é patrocinada e apoiada pela Maçonaria, oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolay e Conventos (ou Priorados) da Ordem da Cavalaria – denominações das células da organização.
A Ordem é inspirada na história de Jacques DeMolay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 junto a outros membros da Ordem por não ter confessado as falsas acusações de pratica de diversos crimes, entre eles heresias e infidelidade à Igreja Católica, partidas do rei Filipe IV de França, e aceitas pelo papa Clemente V. Sendo motivo dessas acusações a ambição de Filipe pelas posses da antiga Ordem dos Templários, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês.
Há cerca de 205 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil. O DeMolay que completa 21 anos de idade, é denominado Sênior DeMolay e passa a acompanhar os trabalhos da Ordem através da “Associação DeMolay Alumni”. No Brasil, distribuídos em mais de setecentos Capítulos, os milhares de DeMolays regulares de todos os estados da federação se reúnem freqüentemente.
No mundo, a Ordem DeMolay pode ser encontrada em: Aruba (Países Baixos), Alemanha, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Guam (Estados Unidos), Itália, Japão, México, Panamá, Paraguai, Perú e Uruguai.
No dia 08 de abril de 2008, o Projeto do Deputado Estadual de São Paulo Bruno Covas criou o Dia do DeMolay no Estado de São Paulo, através da Lei Estadual nº 12.905, a ser comemorado anualmente no dia 18 de março de cada ano. No dia 19 de janeiro de 2010, o então Presidente da República Federativa do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, através da Lei Federal nº 12.208, insituiu o dia18 de março como o Dia Nacional do DeMolay, seguindo o exemplo de Bruno Covas, que escolheu esta data por marcar a data de falecimento de Jacques DeMolay, herói mártir e de Fundação da Ordem.
Princípios
Os princípios da Ordem são baseados em virtudes como a fraternidade e o companheirismo, incentivando cada membro a trilhar seu caminho seguindo preceitos que são considerados pela Ordem diferenciais na vida de um líder e determinantes para seu destino.
Os baluartes da Ordem são a defesa das Liberdades:
• “Religiosa” representada pelo Livro Sagrado.
• “Civil”, representada pela Bandeira Nacional.
• “Intelectual”, representada pelos Livros Escolares.
Assim prescreve a ética de um DeMolay:
• Um DeMolay serve a Deus;
• Um DeMolay honra todas as mulheres;
• Um DeMolay ama e honra seus pais;
• Um DeMolay é honesto;
• Um DeMolay é leal a ideais e amigos;
• Um DeMolay executa trabalhos honestos;
• Um DeMolay é cortês;
• Um DeMolay é sempre um cavalheiro;
• Um DeMolay é um patriota tanto em tempo de paz quanto em tempo de guerra;
• Um DeMolay sempre permanece inabalável a favor das escolas públicas;
• Um DeMolay é o orgulho de sua Pátria, seus pais, sua família e seus amigos;
• A palavra de um DeMolay é tão válida quanto sua confiança;
• Um DeMolay, por preceito e exemplo, deve manter os elevados níveis aos quais ele se comprometeu.
O ingresso na ordem DeMolay não garante que o jovem irá se tornar um maçom no futuro.
Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay
A Ordem DeMolay invoca sete luzes, simbolizando as sete virtudes cardeais de um DeMolay, que iluminam seus caminhos conforme passam pela estrada da vida, simbolizando tudo que é bom e correto, a base de suas vidas.
Amor Filial: é o amor e carinho que devemos ter por nossos pais, que nos semearam, geraram, nos ensinaram as primeiras lições de nossas vidas e se sacrificaram por nós. Através deles nós tivemos as primeiras lições de educação, respeito e na crença em Deus.
Reverência pelas Coisas Sagradas: significa a crença em Deus, não importando a sua religião. Para ser um DeMolay o jovem tem que ter fé Nele e provar o quanto ama e deseja servir a Deus.
Cortesia: cortesia, educação e solidariedade são princípios que um DeMolay procura por em prática usando a filantropia, mas somente válida quando é feita com sentimento, colocando o coração naquilo que faz. Os DeMolays têm uma regra que diz:
“Para ser útil à sociedade não é necessário ser um DeMolay, mas para ser um DeMolay é necessário ser útil à sociedade”.
Companheirismo: é ser um amigo leal, tanto nas horas boas quanto nas ruins. O verdadeiro companheiro e amigo é aquele que estende a mão para um Irmão, que está despencando de um abismo, segurá-la. Companheirismo é levar uma chama de amizade no coração, para que, quando um amigo estiver no meio do túnel, ela possa iluminar e mostrar onde está a saída.
Fidelidade: é sempre acreditar em seus ideais e virtudes, mantendo em segredo tudo aquilo que lhe for ensinado. É ser fiel a Deus, à sua Pátria e a seus amigos, seguindo o exemplo de fidelidade de Jacques DeMolay, que preferiu morrer a trair seus Irmãos.
Pureza: é ser um cidadão idôneo, puro de alma e de coração; é sempre estar de bem com a própria consciência. É manter a mente longe de tudo que vá contra os princípios de um bom cidadão.
Patriotismo: é respeitar e defender a nossa Pátria, nosso Estado e nossa Cidade e, além disso, conservar tudo que diz respeito ao patrimônio público, como escolas, asilos, orfanatos e hospitais, que prestam ajudam às pessoas mais carentes de nossa sociedade.
Graus
Assim como a Maçonaria possui o Corpo das Lojas de Perfeição após as Lojas Simbólicas, a Ordem DeMolay também se divide em dois Corpos. O primeiro envolve os dois primeiros Graus: o Grau Iniciático e o Grau DeMolay, podendo ser comparado às Lojas Simbólicas. O segundo envolve os graus históricos, filosóficos e honoríficos, que compõe da Ordem da Cavalaria.
Os Graus básicos da Ordem DeMolay são o Grau Iniciático e o Grau DeMolay. Os DeMolays desses graus trabalham em Capítulos. Os Graus da Cavalaria são trabalhados em Priorados (ou Conventos).
Grau Iniciático
Primeiro grau da Ordem DeMolay, onde os DeMolays recém iniciados ingressam quando são admitidos em um Capítulo e refletem sobre a Cerimônia de Iniciação.
O Primeiro Grau DeMolay, chamado Grau Iniciático, é baseado nas Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. O ingresso à Ordem exige do candidato ao menos um esboço dessas Sete Virtudes, sendo esse Grau, responsável por esculpi-las e valoriza-las, fazendo com que o jovem as honre e dignifique ainda mais em sua vida diária. É ainda nesse Grau que o jovem possui o primeiro contato com o esoterismo oferecido pela Ordem, através de toda a simbologia embutida na disposição dos objetos dentro da Sala Capitular, nos Oficiais das sessões e em seus paramentos, e principalmente na ritualística que rege as sessões. É durante esse Grau que ocorre o contato de maior valor com a Ordem, pois se define a qualidade que terá o jovem como DeMolay ativo. Portanto, despertar o interesse sobre a Ordem da forma correta é um trabalho delicado e muito importante, para que se tenha resultados dos ensinamentos oferecidos por ela no dia a dia de seus membros, tornando o mundo melhor a sua volta.
Grau DeMolay
Segundo grau da Ordem, alcançado pelos DeMolays esforçados, que após demonstrarem merecimento e conhecimentos adquiridos na convivência capitular e estudos pertinentes a grau iniciático. A aquisição dos graus varia de acordo com requisitos pré-estabelecidos, tais como idade mínima, tempo decorrido após a iniciação e mérito no cumprimento das tarefas oferecidas pelo grau em que se encontra, antes de receber o grau DeMolay deve-se fazer de cor um exame de proficiência.
Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda
A Ordem dos Escudeiros Távola Redonda é uma organização internacional, fundada em 1995, patrocinada pela Ordem DeMolay, feita para crianças, do sexo masculino, entre sete e doze anos, buscando auxiliar a criança na construção de seu desenvolvimento intelectual, visando à formação de um melhor cidadão para o futuro.
O nome “Távola Redonda”, relacionado à lenda do Rei Artur, foi escolhido porque aquela antiga ordem possuía os mais elevados ideais de serviço, perfeição, camaradagem e igualdade entre os Cavaleiros. Dessa forma, a lenda é usada como ferramenta lúdica para o desenvolvimento pedagógico de suas cerimônias e objetivos.
A Távola de Escudeiros é o nome dado à unidade de cada agrupamento de escudeiros. (Ex: Capítulo Loja, Bethel, Assembléia). Por ser cada Távola um apêndice do Capitulo que a patrocina, a mesma deve levar, obrigatoriamente, o nome do Capitulo patrocinador. Cada Távola possui uma administração própria, composta de cargos que são ocupados pelos Escudeiros.
O propósito da Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda é contribuir para que as crianças, ao chegar a sua adolescência, assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do CARÁTER, ajudando-as a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis à comunidade, de forma autônoma e consciente.
Os princípios que alicerçam a Ordem dos Escudeiros são:
• Sabedoria;
• Verdade;
• Justiça.
Os métodos utilizados pela Ordem dos Escudeiros caracterizam-se pelo conjunto dos seguintes pontos que orientam o trabalho educativo desenvolvido com as crianças:
• Promessa de ser um melhor filho;
• Cerimônias Ritualísticas;
• Vida em equipe;
• Atividades Progressivas, atraentes e variadas.
• Desenvolvimento pessoal com orientação.
• Aprender fazendo.
Ordem da Cavalaria
Os Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay, mais conhecidos como Ordem da Cavalaria, são uma organização complementar da Ordem DeMolay cujo objetivo principal é o aprimoramento moral e filosófico de seus membros, que se reunem em Conventos (SCODB) ou Priorados (SCODRFB). A admissão é concedida a DeMolays que tenham 17 anos ou mais e receberam o Grau DeMolay ao menos 6 meses antes da Investidura, o nome dado à Iniciação a esta Ordem.
O primeiro Convento foi fundado em 27 de outubro de 1947 e a primeira Investidura ocorreu em 10 de janeiro de 1948 em Kansas City, Missouri, EUA. Enquanto no Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil existem 11 graus, no Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil existem 2 graus, que são os mesmos que foram trazidos ao Brasil em 1993, quando o primeiro Convento brasileiro foi fundado, no Rio de Janeiro.
Como participar da Ordem DeMolay
Para que um jovem participe da Ordem DeMolay, é preciso que o mesmo seja indicado por um membro ativo da Ordem ou um Sênior DeMolay ou um Mestre Maçom, todos devidamente regulares em suas potências. O jovem escolhido deve ser destaque no meio onde vive e preencher as seguintes características necessárias:
• Ter entre 12 anos completos e 21 incompletos;
• Possuir, ao menos, grande maioria das virtudes defendidas pela Ordem;
• Sendo indispensável que creia em um ser superior “Deus” (independente de religião);
• Ser indicado por um Maçom ou um membro ativo do Capítulo (Unidade administrativa da Ordem);
• Ser uma pessoa de caráter e ética;
• Todos os Demolays e todos os membros do Conselho Consultivo aceitem sua entrada;
Os candidatos ao ingresso na Ordem DeMolay não são escolhidos aleatoriamente. Passam por um rigoroso processo de seleção e sindicância, no qual o candidato é avaliado em vários aspectos. Em caso de aprovação, ele será iniciado. Caso contrário o candidato não será iniciado, mas existe a possibilidade de posteriormente realizar uma nova tentativa. Ele será informado se iniciará ou não. O motivo de uma não aprovação não é informado.
QUEM DA ARLS ANDRÉ REBOUÇAS PARTICIPA?
IIr.'. Moisés e Lucimá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário