terça-feira, junho 26, 2012

O Eterno Cantador em 2012 - Seu Primeiro Centenário

Irmão Luiz Gonzaga 


No dia 13 de dezembro de 1912, uma sexta-feira, nasce na fazenda Caiçara, no sopé da Serra do Araripe, município de Exu, Estado de Pernambuco, divisa com os estados do Ceará e Piauí.

Luiz Gonzaga do Nascimento, o segundo de nove filhos do casal Januário José dos Santos e de Ana Batista de Jesus, que na pia batismal da matriz da cidade de Exu, recebe o nome de 'Luiz' (por ser dia de Santa Luzia) 'Gonzaga' (por sugestão do vigário) e 'Nascimento' (por ter nascido em dezembro, também mês de nascimento de Jesus Cristo).

Em 1920, aos oito anos de idade, substitui um sanfoneiro em festa tradicional na fazenda Caiçara, no Araripe, Exu, a pedido de amigos do pai; canta e toca a noite inteira e, pela primeira vez recebe o que hoje se chama cachê; o dinheiro, $20000, amolece o espírito da mãe, que não o queria sanfoneiro.

A partir daí, os convites para animar festas ou sambas, como se dizia na época, tornam-se frequentes.


quarta-feira, junho 20, 2012

Acabamos de iniciar o Solstício de Verão!

 

O Calendário maçónico é a forma de organização dos meses e dos anos da maçonaria. Consoante o rito maçónico seguido, assim é efectuado o calculo. O ano maçónico inclui duas datas festivas:São João Baptista (24 de Junho) e São João Evangelista (27 de Dezembro). Estas datas coincidem, simbolicamente, com os solstícios do Verão e do Inverno, respectivamente. 

O maçon James Anderson estabeleceu este calendário na sua Constituição, de 1723, para afirmar, simbolicamente, a universalidade da maçonaria, adoptando uma cronologia supostamente independente das particularidades da religião, no contexto britânico da época.

Na astronomia, solstício (do latim sol + sistere, que não se mexe) é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente naesfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.

No hemisfério norte o solstício de verão ocorre por volta do dia 21 de junho e o solstício de inverno por volta do dia 21 de dezembro. Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério. Já no hemisfério sul, o fenômeno é simétrico: o solstício de verão ocorre em dezembro e o solstício de inverno ocorre em junho. Os momentos exatos dos solstícios, que também marcam as mudanças de estação, são obtidos por cálculos de astronomia (consulte a tabela abaixo para os valores de alguns anos).

Em 2012 teremos os nossos solstícios no dia 20 de junho, às 23:09  (Verão) e 21 de dezembro, às 11:11 (Inverno). 

Devido à órbita elíptica da Terra, as datas nas quais ocorrem os solstícios não dividem o ano em um número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quando está mais longe (afélio).

Os trópicos de Câncer e Capricórnio são definidos em função dos solstícios. No solstício de verão do hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente à superfície da Terra no Trópico de Capricórnio. No solstício de verão do hemisfério norte, ocorre o mesmo fenômeno no Trópico de Câncer.

Reflitamos meus IIr.'., neste momento em que a energia flui especialmente, buscando conhecer internamente o que devemos melhorar e nos recarreguemos para que nos aperfeiçoemos e deixemos para trás os vícios que nos impedem o crescimento espiritual e humano.

segunda-feira, junho 11, 2012

190 Anos do GOB


Hoje o nosso Grande Oriente comemora 190 anos de fundação. Veja a palavra do nosso Grão-Mestre Geral.


A Vitoriosa Trajetória do Grande Oriente do Brasil 


As águas de uma pequena fonte aos poucos se juntam a outras oriundas também de pequenas fontes, que formam pequenos veios, que se avolumam dando origem a pequenos córregos, os quais mais adiante se encontram e formam pequenos riachos, cujo volume d’água cresce à medida que outros riachos a eles se juntam, de tal sorte que os pequenos riachos ao se reunirem fazem com que surja um grande e majestoso rio.

O Grande Oriente do Brasil é um caudaloso rio cujos afluentes se encontram em todo o território nacional, banhando diversos municípios brasileiros, localizados em todas as regiões do País,alguns longínquos, mas não menos importantes, que contribuem decisivamente para matar a sede de saber daqueles desejosos de seu aprimoramento pessoal, oportunidade que se lhes é oferecida mediante a possibilidade de ingresso em uma de nossas Lojas Maçônicas, que buscam homens livres e de bons costumes, dispostos a abraçarem nossos elevados princípios.

Poucas são as instituições que lograram sucesso por mais de um século, mas o Grande Oriente do Brasil alcança resoluto seu centésimo nonagésimo ano de profícua existência, destacando-se cada vez mais no cenário maçônico mundial, gozando de invejável prestígio, mercê do trabalho incansável de seus valorosos obreiros, que não medem esforços para engrandecerem cada vez mais seu nome.

Para brindarmos com chave de ouro esse momento ímpar de vitórias e mais vitórias e festejarmos os cento e noventa anos de fundação de nossa Instituição, enfatizamos, com muito orgulho e imensa satisfação a relevante conquista obtida em abril deste ano, quando, pela primeira vez em toda a sua história, um Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil foi eleito Presidente da Confederação Maçônica Interamericana, Organismo de maior destaque mundial no universo maçônico, do qual participam Instituições Maçônicas da América do Sul, América Central e América do Norte, além das de Portugal, Espanha e França.

PARABÉNS GRANDE ORIENTE DO BRASIL , PARABÉNS VALOROSOS MAÇONS GOBIANOS! 

11.06.2012 

Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral

quinta-feira, junho 07, 2012

A ORIGEM DA PALAVRA IRMÃO



Esse tratamento existe em todas as sociedades iniciáticas e nas confrarias, em que o seu significado é a condição adquirida com a participação de um mesmo ideal baseado na amizade. É o tratamento que se davam entre si os maçons operativos.

A origem do cordial tratamento de "Irmão" afirma que esse tratamento foi adotado e nunca mais olvidado pelos maçons, desde os tempos de Abraão, o velho patriarca bíblico. Reza a história que estando ele e sua mulher Sara no Egito, lá ensinavam as 7 ciências liberais (gramática, lógica e dialética, matemática, geometria astronomia e música), e contou entre os seus discípulos com um de nome Euclides. Tão inteligente que não demorou nada em tornar-se mestre nas mesmas ciências, ficando por isso bastante afamado como ilustre personagem.

Então Euclides, a par com suas aulas, estabeleceu regras de conduta para o discipulado; em