terça-feira, agosto 20, 2013

20 DE AGOSTO: DIA DO MAÇOM


Há duas datas para comemorarmos o Dia do Maçom: a Internacional, no Dia 22 FEVEREIRO e a Nacional, no Dia 20 de AGOSTO.

A Internacional,em 1994, nos Estados Unidos da América foi escolhida a data de nascimento de GEORGE WASHINGTON, primeiro Presidente americano, maçom, principal artífice da Independência americana.

A Nacional, em 1995, baseou-se na histórica Sessão conjunta das Lojas Maçônicas COMÉRCIO E ARTES e UNIÃO E TRANQUILIDADE, no Rio de Janeiro, quando o For. `. GONÇALVES LEDO pronunciara um discurso inflamado, fazendo sentir à necessidade de proclamar-se a Independência do Brasil, cuja proposição aprovada e registrada na data do vigésimo dia do sexto mês maçônico de agosto foi encaminhada ao Príncipe Regente D. Pedro I, que se encontrava em viagem à Província de São Paulo. Dando respaldo a esse fato histórico, a Constituição do Grande Oriente do Brasil, em seu art. 134, oficialmente, considera feriado maçônico o dia 20 de AGOSTO, como DIA DO MAÇOM. 

Mesmo assim, duas versões circulam na Maçonaria brasileira para a data do Dia do Maçom. A Oficial, que hoje estamos comemorando, a de 20 DE AGOSTO; e a outra sugerida por vários historiadores maçônicos e não-maçônicos, que variam entre as datas de nove e 12 de setembro. Não vamos debater nem pesquisar a questão sobre qual é a verdadeira data do

quinta-feira, agosto 01, 2013

NOVAS INSTALAÇÕES DA LOJA ANDRÉ REBOUÇAS

 

Após autorização do Sob.'. Grão Mestre Silvio Cardin, estaremos, dentro em breve, nos mudando para a Rua Jogo do Carneiro, nº 157, bairro da Saúde. Ocuparemos o mesmo templo maior do GOEB. Continuaremos trabalhando no mesmo dia (segunda-feira) e orientamos aos iir.'. que procurem sempre chegar cedo, visto que o estacionamento naquela região é um pouco complicado.

Esperamos com essa mudança, sob os auspícios do S.'. A.'. D.'. U.'., renovar as energias, aperfeiçoar os trabalhos e aproveitar para instituir lá os trabalhos do Capítulo Demolay e do Bethel Filhas de Jó, fundados pela Loja André Rebouças.

PALESTRA: MEDIDAS DE PREVENÇÃO E SEGURANÇA PESSOAL


PALESTRA "A IMPORTÂNCIA DAS BASES COMUNITÁRIAS"





No dia 03/08/2013 as 09:00hs no Salão Nobre do GOEB sera realizada a Palestra sobre a importância das bases comunitárias, realizada pela Loja Cavaleiros da Luz - 1719 com apoio da Base Comunitária do Rio Sena  e o palestrante será o Ten PM Vicente Augusto. 

terça-feira, julho 16, 2013

Fundação do Capítulo Demolay e do Bethel Filhas de Jó


Por unanimidade dos votos da sessão ocorrida no dia 15 de julho de 2013, foi fundado o Capítulo Demolay André Rebouças e ficou aprovada a fundação do Bethel Filhas de Jó André Rebouças, fruto das propostas feitas pela nova administração e do forte desejo dos irmãos José Moisés, Joseilson Alves, Edvaldo Netto e José Lucimá.

Tais instituições visam desenvolver no jovens iniciados o espírito de liderança e ensinar-lhes comportamentos éticos, comprometimento, respeito aos pais e às regras sociais, a boa convivência com o próximo, entre outras virtudes. Permite também que trabalhem com a caridade desde cedo, um dos objetivos principais das ordens maçônicas e paramaçônicas.

Estes frutos serão colhidos desde já e ajudará espalhar o bem no futuro, buscando fortalecer as virtudes e debelar cada vez mais os vícios.

Parabéns aos irmãos pela iniciativa e compromisso e que o SADU nos dê fé, força e resignação para vencer todos os obstáculos, engrandecendo assim, cada vez mais, o nome da nobre arte.

segunda-feira, julho 08, 2013

Nova Diretoria Empossada


Sob os Auspícios do Supremo Arquiteto do Universo, foi empossa a nova diretoria da A.'. R.'. L.'. S.'. André Rebouças, no dia 06 de junho, na sede do GOEB.

Estiveram presentes 30 irmãos que juntos puderam acompanhar este sublime momento, além das cunhas, sobrinhos e sobrinhas de vários irmão do quadro.

Na oportunidade foram homenageados o irmão Péricles, pela sua gestão e veneralato, e o irmão Silvio Carvalho, pela sua constante presença e apoio à Loja.

Foram empossados os seguintes irmão nos seguintes cargos:

Ven.'.: Ir.'. Joseilson Alves
1º Vig.'.: Ir.'. Alex Figueiredo
2º Vig: Ir.'. Antonio Geraldo
Orad.'.: Ir.'. Edvaldo Netto
Sec.'.: Ir.'. Humberto Rodrigues
Tes.'.: Ir.'. José Moisés
Chanc.'.: Ir.'. José Lucimá

Por fim, a nova Diretoria felicita a diretoria anterior pelo belíssimo trabalho desenvolvido e roga ao Supremo Criador que ilumine ainda mais a atual para que se possa, cada vez mais, trazer novos progressos para a Maçonaria e para a humanidade.

segunda-feira, julho 01, 2013

Convite da Instalação e Posse

 

O nosso V.: M.: o Ir.: Péricles Matos, convoca todos os Mestres, Companheiros e Aprendizes a estarem presentes em nossa Sessão Magna de Instalação e Posse da Nova Diretoria da LAR para o período 2013/2015, no dia 06 de julho, próximo sábado, no Salão Nobre do GOEB, na Saúde, às 16h.

As Cunhadas, Sobrinhos, Sobrinhas e Convidados podem chegar às 18h.

quarta-feira, junho 26, 2013

Aniversário da Loja André Rebouças

  

Hoje a nossa A.'. R.'. L.'. S.'. André Rebouças completa 43 anos!

Parabéns a todos os iir.'. que fazem parte dessa história e ajudam a fortalecer cada vez mais o bom nome da nossa ordem.

Veja abaixo texto enviado pelo Ir.'. José Moisés:


Meus amigos e irmãos, hoje completamos 43 anos da nossa Loja André Rebouças. Digo nossa porque ela não é minha que agora escrevo ou dos irmãos que a compõem, mas de todos os irmãos e da sociedade, pois alem das causas primordiais da Ordem, a historia de nosso patrono assim relata:

O patrono André Rebouças:

André Pinto Rebouças (Cachoeira, 13 de janeiro de 1838 — Funchal, 9 de maio de 1898) foi um engenheiro e abolicionista brasileiro. Filho de Antônio Pereira Rebouças (1798-1880) e de Carolina Pinto Rebouças.
Advogado, deputado e conselheiro de D. Pedro II (1840-1889), seu pai era filho de uma escrava alforriada e de um alfaiate português. Seus irmãos Antônio Pereira Rebouças Filho e José Rebouças também eram engenheiros.
André Rebouças ganhou fama no Rio de Janeiro, então Capital do Império, ao solucionar o problema de abastecimento de água, trazendo-a de mananciais fora da cidade.
Ao lado de Machado de Assis e Olavo Bilac, foi um dos representantes da classe média brasileira com patente ascendência africana e uma das vozes mais importantes em prol da abolição da escravatura.
Incentivou a carreira de Carlos Gomes, autor da ópera O Guarani.

Cronologia

1838 - Nasce em Cachoeira, na Bahia, com o nome de André Pinto Rebouças, filho de Antônio Pereira Rebouças e Carolina Pinto Rebouças.
1842 - A família Rebouças muda-se para o Rio de Janeiro, André convalesce de um ataque de varíola.
1854 - André e seu irmão Antônio ingressam no curso de engenharia da Escola Militar.
1858 - Os irmãos Rebouças concluem o curso de engenharia.
1860 - André e Antônio são promovidos a primeiro-tenente e recebem a "Carta de Engenheiro Militar".
1861 - De posse de uma bolsa de estudos, os dois irmãos embarcam para a Europa.
1862 - 25 de Outubro: os Rebouças estão de regresso ao Brasil. Começam a procurar emprego.
1863 - André é nomeado para inspecionar as fortalezas do sul do Brasil. Permanece, ao lado de Antônio, em Santa Catarina.
1864 - 1 de Janeiro: André está de volta a Corte. Antônio permanece em Santa Catarina.
Não conseguindo apoio para a sua idéia de construir diques múltiplos, no porto do Rio de Janeiro. André aceita uma comissão para estudar remodelações no porto do Maranhão.
Começa a Guerra do Paraguai.
1865 - André volta ao Rio de Janeiro e apresenta-se como voluntário, seguindo direto para o teatro das operações militares.
Cerco de Uruguaiana. André faz amizade com o Conde D'Eu, que acompanha o imperador em visita ao campo de batalha.
Morre, no Rio, sua mãe Carolina Rebouças.
1866 - Abril: André participa da luta em Passo da Pátria.
Maio: André é atacado pela pneumonia.
Junho: participa da defesa de Tuiuti, mas é novamente afastado da batalha, contraíra varíola.
Julho: está de volta ao Rio e pouco depois, desliga-se do Exército.
Outubro: Zacarias de Góis, ministro da Fazenda, nomeia André inspetor das alfândegas do Rio de Janeiro.
1871 - Depois de dar início a inúmeras obras e empreendimentos, por motivos políticos André é demitido de seu cargo.
1872 - Viaja novamente à Europa, onde se empenha em obter auxílio para Carlos Gomes, que acabara de compor a Fosca.
Morre seu irmão Antônio.
1873 - Junho: depois de sua excursão pela Europa, André chega a Nova Iorque, onde sente o peso do preconceito racial.
Julho: volta ao Brasil.
1874 - Passa a evitar a vida social na Corte. Limita-se a publicar nos jornais artigos sobre os mais variados assuntos.
1880 - Morre Antônio Pereira Rebouças, pai de André.
André, pelos jornais, engaja-se definitivamente na campanha abolicionista.
Consegue o cargo de professor da Escola Politécnica.
1883 - É eleito tesoureiro da Confederação Abolicionista. É o grande financiador um dos que orientam a campanha no Rio de Janeiro.
1884 - Libertação dos escravos no Ceará, Amazonas e depois em Porto Alegre.
1888 - É extinta a escravidão no Brasil.
Rebouças procura reagir à corrente republicana.
1889 - Proclamada a República, André acompanha a família imperial a caminho do exílio.
1891 - Morte de Dom Pedro II. Rebouças demonstra sinais de desequilíbrio emocional.
Embarca para a África.
1892 - André se estabelece em Funchal, na Ilha da Madeira.
1898 - Encontrado seu corpo estendido no mar, ao pé de uma rocha, bem em frente ao lugar em que morava. Tinha 60 anos.
Nosso patrono, foi esquecido pela historia, devido a oposição à republica, foram seus ideais e trajetoria apagados da memoria. A efeméride passaria em branco, mas em sessão pública na Academia de Letras da Bahia, Rebouças é patrono da cadeira 32. Nos poucas bibliografias de André Rebouças não cita a existência de filhos.

A A\R\L\S\ André Rebouças:

A A\R\L\S\ André Rebouças foi fundada em 26 de junho de 1970, sendo na época presidida pelo então Ir\ Landulfo Gomes Miranda e secretariado pelo Ir\ Wilson Pessoa Gomes. Na data de sua fundação foi constituída a Loja e eleita a Diretoria para o término do biênio de 1969/1971.
Muito se passou, diversos irmãos ocuparam brilhantemente a Cadeira de Salomão nesta Loja, alguns da velha guarda permanecem conosco, como os obreiros Silvio Duarte e Francisco Viana.
Atualmente a maioria dos membros é formado por obreiros iniciados a partir de 1998 e que alguns já ocuparam a Venerança contribuindo com a Ordem.
Porém nunca nos esqueceremos dos irmãos que passaram por esta querida Loja, seja na direção ou no desbaste da pedra. E que quando ouvimos suas historias que são repassadas, nos faz cada vez mais enobrecer nossas convicções para trabalhar por um mundo melhor, mais justo, mais perfeito e fraterno. 

segunda-feira, junho 03, 2013

Datas Comemorativas de Junho

 

Neste mês comemoramos datas importantes para para nossa Sublime Ordem e para nossa Loja. Entre elas o Dia São João e o aniversário da nossa  A.'. R.'. L.'. S.'. André Rebouças, no dia 26 de junho, quando completará 43 anos de fundação.

Neste mês, será  a mudança da Diretoria da nossa Loja, que funcionará sob o malhete do nosso Ven.'. Ir.'. Joseilson Alves da Silva, acompanhado pelos VVig.'. Alex dos Santos Figueiredo (1º) e Antônio Geraldo Ferreira (2º)

Além destas datas, destacam-se também o Dia de São Pedro, Dia do do Cinema Brasileiro, Dia do Meio Ambiente e Ecologia, Dia do Químico, Dia dos Namorados, Dia Olímpico e as Festas Juninas.

Para conhecer um pouco mais sobre cada dia basta clicar nos links abaixo.


sexta-feira, maio 17, 2013

Datas Comemorativas de Maio

  

Neste mês comemoramos datas de grande significado para nossa Sublime Ordem, entre elas o Dia do Trabalho (1º), o Dia da Abolição da Escravatura (13), o Dia das Mães (12 - data móvel) e o Dia do Sol (3).

Além destes,  destacam-se também o Dia da Comunicação, Dia do Vestibulando, Dia Internacional das Famílias, Dia Mundial do Trabalho, Dia Nacional da Adoção e Dia Nacional da Matemática

Para conhecer um pouco mais sobre cada dia basta clicar nos links abaixo.

domingo, maio 12, 2013

Homenagem às Mães

Caros iir.'., favor transmitir essa mensagem a todas a mães que sejam nossas tias (mães dos iir.'.), cunhadas e sobrinhas (que são mães).

TFA

Loja André Rebouças.

domingo, abril 28, 2013

ANIVERSÁRIO DO RITO BRASILEIRO




    No dia 25 de Abril foi comemorado o Dia Nacional do Rito Brasileiro, rito este que compõe a constelação dos ritos do Grande Oriente do Brasil, que teve sua semente plantada em 1864 quando um "Cavaleiro Rosacruz", Miguel Antônio Dias, no livro "Biblioteca Maçônica" ou "Instrução Completa do Franco-Maçom" sugeriu a criação de um rito novo e independente que tendo por base os Três Graus Simbólicos e comuns a todos os Ritos, tivesse, contudo, os Altos Graus Misteriosos diferentes e nacionais. E que no Brasil, com o então Grão-Mestre Geral Lauro Sodré através do decreto nº 500, de 23 de dezembro de 1914, criou oficialmente o Rito Brasileiro. 

    O Supremo Conclave do Brasil, na noite de 25 de abril do corrente ano, realizou uma Sessão Magna, presidia pelo Grande Primaz do Rito Brasileiro Soberano Irmão Nei Inocencio dos Santos 33º, em comemoração a esse dia, data em que foi fundada a 1ª Loja Simbólica do Rito Brasileiro - a ARLS FRATERNIDADE E CIVISMO Nº 1697, sua Loja Primaz, ao Oriente do Rio de Janeiro, no ano de 1968, após a sua reimplantação vitoriosa ocorrida em 19 de março, graças ao Decreto 2.800, do então Grão-Mestre Geral Eminente Irmão Álvaro Palmeira.
    Conheça mais sobre o Rito Brasileiro no seguinte link: Rito Brasileiro