Há duas datas para comemorarmos o Dia do Maçom: a Internacional, no Dia 22 FEVEREIRO e a Nacional, no Dia 20 de AGOSTO.
A Internacional,em 1994, nos Estados Unidos da América foi escolhida a data de nascimento de GEORGE WASHINGTON, primeiro Presidente americano, maçom, principal artífice da Independência americana.
A Nacional, em 1995, baseou-se na histórica Sessão conjunta das Lojas Maçônicas COMÉRCIO E ARTES e UNIÃO E TRANQUILIDADE, no Rio de Janeiro, quando o For. `. GONÇALVES LEDO pronunciara um discurso inflamado, fazendo sentir à necessidade de proclamar-se a Independência do Brasil, cuja proposição aprovada e registrada na data do vigésimo dia do sexto mês maçônico de agosto foi encaminhada ao Príncipe Regente D. Pedro I, que se encontrava em viagem à Província de São Paulo. Dando respaldo a esse fato histórico, a Constituição do Grande Oriente do Brasil, em seu art. 134, oficialmente, considera feriado maçônico o dia 20 de AGOSTO, como DIA DO MAÇOM.
Mesmo assim, duas versões circulam na Maçonaria brasileira para a data do Dia do Maçom. A Oficial, que hoje estamos comemorando, a de 20 DE AGOSTO; e a outra sugerida por vários historiadores maçônicos e não-maçônicos, que variam entre as datas de nove e 12 de setembro. Não vamos debater nem pesquisar a questão sobre qual é a verdadeira data do